sexta-feira, 21 de junho de 2013

GESTÃO NAS ESCOLAS

 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PUBLICAS





INTRODUÇÃO
              Este trabalho tem como objetivo mostrar grandes mudanças na gestão escolar, com ações necessárias para a criação de um ambiente favorável a formação e a construção do ensino  e aprendizagem.
              Gestão Escolar é um assunto de grande importância estratégica, para que tenhamos uma escola  que atenda as modernas exigências de uma sociedade cada vez mais evoluída em termos de conhecimento, em que os avanços da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escola precisa acompanhar.
              Gestão é um conjunto de ações planejadas na busca de investimentos com objetivo de oferecer melhorias e qualidade com transparência para comunidade.

              Com a participação de todos envolvidos no processo de aprendizagem, com gestão democratica na escola o futuro chega mais cedo.
              Muitas escolas já possui muitos avanços na parte tecnológica e com certeza esse é o caminho para o desenvolvimento.
              A Gestão no espaço escolar exige um planejamento global da instituição, envolvendo processo de reflexão sobre a dinâmica do trabalho a ser desenvolvido. Quanto às decisões que permeiam a organização e o funcionamento da instituição de forma ampla ou mais especificamente em sala de aula, sugere-se a participação coletiva de todos envolvidos, como meio de articulação entre a instituição e a problemática do contexto social.
              A E.E.E.F.M. José Rosales Dos Santos, onde estudei e atualmente trabalho, já foi implantado a gestão democrática, e com isso já conseguimos perceber bons resultados.
         
DESENVOLVIMENTO   
OS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A GESTÃO DEMOCRÁTICA SÃO:
DESCENTRALIZAÇÃO: A administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não herarquizada.
PARTICIPAÇÃO: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão: professores, estudantes, funcionários, pais ou responsáveis, pessoas que participam de projetos na escola em fim, toda comunidade escolar.
TRANSPARÊNCIA: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada na escola tem que ser de conhecimento de todos da comunidade.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

              A Gestão Democrática na escola é formada por alguns componentes básicos: Constituição do Conselho escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretor(a).
Conforme afirma Veiga (1998), o projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa,

“mas, um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado". Portanto, trata-se de um instrumento que permite clarificar a ação educativa da instituição educacional em sua totalidade. O projeto pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teóricos-metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação institucional (VEIGA 1998, p. 11-113).


CONSELHOS ESCOLARES

              O Conselho Escolar (CE) é um colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade escolar com a função de gerir coletivamente a escola. Com suporte na LDB, lei nº 9394/96 no Artigo 14, que trata dos princípios da Gestão Democrática no inciso II – "participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes", esses conselhos devem ser implementados para se ter uma gestão democrática. O Conselho terá que discutir politicamente os problemas reais da escola e do lugar que ela está inserida com a participação de todos os sujeitos do processo.

CONCLUSÃO         
              Acredito que para os novos tempos é necessária uma nova escola inclusiva e indentificada com o processo de construção de uma vida digna para todos e de uma sociedade mais justa. Uma escola onde a prática pedagógica seja vista como prática de vida, que permita dar significado as suas vidas, na tarefa de formar cidadãos que integrem e contribuam com a comunidade escolar. Necessitamos mais do que nunca de uma gestão escolar democrática verdadeiramente comprometida com a aprendizagem e com o desempenho significativo do educando, transformando informações em saberes necessários à vida dos alunos.
              Para responder aos desafios de exercer a cidadania é preciso conscientizar a comunidade para que as pessoas conheçam seus direitos e deveres praticando em sua plenitude.

REFERÊNCIAS

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 23. ed. Campinas: Papirus, 2001


AMBIENTE VIRTUAL DA UNOPAR.

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